São animais vertebrados, bípedes, ovíparos, endodérmicos, que, por conta de sua principal característica evolutiva, o voo, foram capazes de dominar o ambiente aéreo, dispersando-se desde o polo mais frio até desertos. Assim, grande parte de seus aspetos se relaciona com a capacidade de voo, como a presença de metabolismo elevado, asas, ossos pneumáticos, glândulas uropigianas e corpo revestido de penas. Algumas particularidades dos reptilianos permanecem nos pássaros, como excreção de resíduos nitrogenados, epiderme queratinizada, seca e sem glândulas, fecundação interna e ovo com casca.
-Canto:
Uma característica singular das aves é o canto, gerado por um órgão fonador, a siringe. O canto pode servir como elemento de comunicação, envolvendo atração sexual, advertência, demarcação de território, dentre outros.
-Voo:
As penas são uma característica exclusiva das aves. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos e funcionam para a camuflagem e como atrativo sexual. A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas, situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo. O voo é a principal característica evolutiva deste grupo, permitindo-os: fugir dos predadores, buscar novas fontes de alimentos, aumentar o campo visual e realizar migrações.
-Esqueleto:
A estrutura óssea das aves é composto por ossos ocos e cheios de ar, chamados ossos pneumáticos. A pneumatização dos ossos é feita pelos sacos aéreos, extensões do pulmão, que preenchem os ossos de ar. Essa estrutura faz com que a ave possua um esqueleto leve e resistente.
-Circulação:
O coração das aves tem 4 câmaras: 2 átrios e 2 ventrículos completamente separados. A circulação é dupla, fechada e completa, não havendo mistura entre sangue venoso e arterial, possibilitando seu ato metabolismo, necessário para o voo.
-Digestão:
As aves possuem uma alimentação variada: frutos, néctar, sementes, insetos, moluscos, peixes e outros pequenos vertebrados. Possuem um sistema digestivo completo. Possuem uma bolsa única, a cloaca, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. Por essa bolsa eles eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos. Ao serem engolidos, os alimentos passam pela faringe, esôfago e vão para o papo, estrutura cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Daí eles vão para o proventrículo (estômago químico das aves), onde sofrem a ação de sucos digestivos e são digeridos. Passam então para a moela (estômago mecânico), cujas paredes são grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Chegando ao intestino, as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo e os restos não aproveitados são excretados nas fezes.
-Divisão:
1.Carinatas: aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas. Muitas podem voar, outras fazem apenas voos curtos, como a galinha. Algumas aves como os pinguins, sofreram modificações em suas asas, que as tornaram aptas apenas para a natação.
2. Ratitas: aves que não apresentam carena no esterno, e são incapazes de voar, possuindo asas curtas.
-Referências:
1. www.escolakids.uol.com.br
2. www.brasilescola.uol.com.br
7. www.segundocientista.blogspot.com
Comments