Estes animais ocupam variadas áreas em diversas condições, dominando o espaço aéreo, terrestre e aquático. A classe Mammalia pode ser diferenciada dos outros vertebrados pela presença de diversas características listadas a seguir:
1. Corpo coberto por pelos, estruturas de origem epidérmica, ricas em queratina, e elaboradas por folículos pilosos;
2. Glândulas mamárias, com função de secretar leite e alimentar o recém-nascido;
3. Artéria aorta voltada para o lado esquerdo do coração (nas aves, a aorta é voltada para o lado direito do coração);
4. Pele contendo glândulas sebáceas, cuja secreção oleosa lubrifica os pelos e a própria pele, e glândulas sudoríparas, produtoras de suor (na verdade, um filtro de água, sais e ureias), recurso de manutenção da homeotermia e via de eliminação de excretas. Ambas as glândulas têm origem epidérmica;
5. Diafragma, músculo localizado entre o tórax e o abdômen, utilizado na ventilação pulmonar;
6. Placenta, órgão que regula as trocas de alimento entre o sangue materno e o sangue fetal, presente na maioria dos mamíferos chamados placentários;
-Sistemas:
1. Sistema nervoso: é altamente complexo e o mais avançado dentre todos os vertebrados.
2. Sistema reprodutor: apresenta sexos são separados, ou seja, existe a diferenciação entre machos e fêmeas, chamado de dimorfismo sexual acentuado. Assim, a reprodução é sexuada. Grande parte dos mamíferos apresentam períodos de reprodução definidos, épocas que favorecem a origem de filhotes.
3. Sistema respiratório: é unicamente pulmonar com extrema vascularização. Os músculos presentes entre as costelas e o diafragma são essencial para a inspiração e a expiração dos gases.
4. Sistema digestório: é completo, mas o tamanho de algumas estruturas, como intestino, variam de acordo com a alimentação de cada espécie. Esta é bem variada, havendo uma classificação, definida em dietas onívora, carnívora e herbívora. O sistema digestório é completo, mas o tamanho de algumas estruturas, como intestino, variam de acordo com a alimentação de cada espécie. Esta é bem variada, havendo uma classificação, definida em dietas onívora, carnívora e herbívora.
-Classificação:
1. Monotremados: são mamíferos primitivos cuja boca possui bico córneo e que se reproduzem por meio da postura de ovos. Possuem pelos e produzem leite, mas não tem mamilos. O leite é secretado pelo abdome da mãe. Dentre os representantes atuais, estão os ornitorrincos e as equidnas, localizadas na Austrália e Nova Guiné.
2. Marsupiais: inclui representantes da fauna australiana, como os cangurus e os coalas, e representantes norte-americanos e sul-americanos, como os gambás e cuícas. Vivem durante uma curta fase de desenvolvimento em uma dobra da pele do abdômen da mãe, com aspecto de bolsa.
3. Placentários: inclui a maioria dos mamíferos, separados em ordens como a dos carnívoros, roedores, ungulados, cetáceos, quirópteros e a dos primatas, à qual pertence a espécie humana. Nesses animais, útero e placenta são bem desenvolvidos, o que permite o desenvolvimento no interior do organismo materno.
-Referências:
3. www.brasilescola.uol.com.br
4. www.escolakids.uol.com.br
6. www.mundoeducacao.bol.uol.com.br
7. www.segundocientista.blogspot.com
Comments