1. O que é micose?
Micose é uma infecção causada por fungos (de uma forma mais genérica) atinge a pele, o couro cabeludo e as unhas, porque se alimentam da queratina dessas áreas do corpo. É caracterizada por descamação e irritação na parte do corpo atingida.
2. Frieira ou Pé de Atleta:
Frieira é uma infecção de pele comum, causada por fungos, sendo transmissível via contato com pessoas ou superfícies contaminadas, como pisos de banheiros e de vestiários, praias e piscinas. Os fungos causadores são Trichophyton mentagrophytes ou Trichophyton rubrum e eles pertencem ao grupo chamado de dermatofitose, do qual pertencem causadores de micoses superficiais da pele, unhas e pelos. São mais comuns em climas quentes e úmidos. No pé, a infecção causa o aparecimento de bolhas e rachaduras, principalmente entre os dedos do pé, vermelhidão, ressecamento e muita coceira e ardor na região afetada. A micose da unha (onicomicose) frequentemente está presente junto com a frieira. Outro sintoma possível da frieira é o mau cheiro dos pés. O tratamento normalmente é feito com pomadas antifúngicas, como a terbinafina ou naftifina. A principal forma de prevenção é uma boa higienização do local, como lavar bem os pés e mantê-los secos. Outra importante forma de prevenção é utilizar pelo menos chinelo em locais públicos, como vestiários e banheiros. Também é possível ser contaminado caso vista os sapatos ou meias de alguém contaminado, então evite.
3. Onicomicose:
É uma micose que atinge primeiramente a pele ou o coro cabeludo e posteriormente as unhas. É uma infecção causada por fungos (como os do grupo dos dermatófitos, as leveduras, os fungos filamentosos não dermatófitos), isso porque o uso rotineiro de calçados fechados cria o ambiente adequado para a proliferação dos fungos. A transmissão se dá pelo uso de objetos pessoais contaminados (como pentes, escovas de cabelos, lixas, cortadores, tesouras, alicates de unhas, toalhas de banho, roupas de cama e de uso pessoal), mas também pode ocorrer de contato direto entre as pessoas (mais raro). Os sintomas podem variar de acordo com o agente da infecção, mas de uma forma geral temos os seguintes sintomas: variação da cor da unha (se torna esbranquiçada, ou amarelada ou escurecida); onicólise (descolamento da borda livre dos cantos da unha e deixa um espaço oco, onde se acumulam fungos, bactérias e restos de queratina); espessamento (endurecimento das unhas ficam); leuconia (manchas brancas na superfície da unha); enfraquecimento das unhas (se tornam mais frágeis e quebradiças); dor de intensidade variável e odor desagradável. A prevenção se da diretamente pela adoção de cuidados básicos de higiene, mantendo as unhas curtas e limpas, cuidando para que não haja condições para o acúmulo de resíduos que possam favorecer a proliferação dos fungos. O tratamento é feito com medicamentos antifúngicos de uso tópico na forma de cremes, soluções (tioconazol) e esmaltes (amorolfina), ou ministrados por via oral (itraconazol, terbinafina e fluconazol). Em casos mais graves, é preciso utilizar medicamentos por uso externo e por via oral e a remoção cirúrgica da unha doente pode ser um recurso nos casos em que a resposta ao tratamento convencional é insatisfatória.
4. Pitiríase versicolor: Pitiríase Versicolor também conhecida popularmente como pano branco, é uma micose superficial causada por um fungo do gênero Malassezia, que é um tipo de levedura que habitam o folículo sem causar doenças. As condições favoráveis externos pra que esse fungo se desenvolva são calor e umidade, mas também existem os fatores nos hospedeiros como desnutrição, sudorese excessiva e o uso de anticoncepcionais de corticoides e/ou de imunossupressores, tal fenômeno atinge todas as faixas etárias principalmente adolescentes e jovens adultos por terem maior atividade da glândula sebácea. Seus sintomas são manchas redondas ou ovais nos braços ou no tronco podendo apresentar cores como vermelho, branco ou até castanho normalmente tais lesões não causam problemas, mas o hospedeiro pode sentir coceira. Para se prevenir de tal fungo é necessário o uso de roupas leves e arejadas de preferência com tecidos não sintéticos. O tratamento é feito por meio de medicamentos aplicados diretamente no local ou por via oral, em poucos dias já terá ocorrido a descamação mas os medicamentos devem continuar por algumas semanas, caso manchas claras fiquem após o tratamento é recomendado a exposição moderada ao sol, para que a pele volte ao seu tom natural.
-Referências:
Comments