Os cordados são animais cuja principal característica é a presença de notocorda (estrutura localizada entre o tubo digestivo e a medula espinal). Nos vertebrados, esta estrutura origina a coluna vertebral.
- Principais características dos cordados:
1. Presença da notocorda em alguma etapa da vida (Apomorfia);
2. Triblásticos celerados;
3. Enterocelomados;
4. Cauda pós-anal presente em alguma fase da vida;
5. Tubo nervoso em posição dorsal. Esse cordão, na parte anterior, se alarga para formar o cérebro;
6. Sistema digestivo completo;
7. Presença de fendas na faringe (fendas farigianas);
8. Sistema circulatório fechado; Coração ventral com presença de vasos sanguíneos;
9. Esqueleto interno ósseo ou cartilaginoso.
Nos grupos de invertebrados, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo de animais adultos. Nos cordados, no entanto, a caracterização do grupo deve ser procurada na fase embrionária. é nessa fase que todo o cordado apresenta as quatro características típicas do grupo: notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas na faringe e cauda pós-anal.
Na fase adulta dos vertebrados mais complexos, essas estruturas ou desaparecem, como é o caso da notocorda e das fendas na faringe, ou sofrem consideráveis modificação, como é o caso do tubo nervoso, que passa por uma grande expansão, levando à diferenciação do encéfalo e da medula espinhal.
Uma classificação bastante utilizada dos cordados consiste na divisão em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata (ou Craniata). Os urocordados e os cefalocordados também são conhecidos como protocordados. Os protocordados não possuem crânio, nem coluna vertebral, tampouco ossos ou cartilagem.
Entre os vertebrados, por outro lado, possuem crânio e coluna vertebral. Os mais primitivos são os que possuem boca circular, não-dotada de mandíbulas. Estes compõem os grupos dos vertebrados amandibulados ou ágnatos(do grego, a = ausência de + gnathos = maxila). Por possuírem boca circular, também são conhecidos por ciclostomados (do grego, kúklos = circulo + stoma = boca). Os exemplares mais conhecidos atualmente são as lampreias.
Nos vertebrados mais complexos, a boca possui mandíbulas. São os gnatostomados, que incluem dois grupos: o dos peixes – que, por sua vez, contém a classe dos peixes cartilaginosos e dos peixes ósseos – e o dos tetrápodos (do grego, tetra =quatro + podos= pés), assim chamados por possuírem apêndices locomotores pares (inclui os anfibios, répteis, aves e mamíferos).
-Subfilo Cefalochordata
Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente. São representados atualmente pelos anfioxos. A notocorda se mantém nos adultos (pedomorfose).
-Referências:
www.segundocientista.blogspot.com
Commentaires