A fisiologia Vegetal inclui o estudo das funções dos organismos vegetais, como nutrição, metabolismo, desenvolvimento e reprodução das plantas. Portanto, a Fisiologia Vegetal explica cuidadosamente os processos básicos da fisiologia vegetal, todos os processos e estruturas que contribuem para a sua vida, como fotossíntese, nutrição, respiração, hormônios e o relacionamento entre plantas e água.
-Respirar:
A respiração aeróbica degrada a glicose em três estágios:
-Glicólise: Esta etapa acontece no hialoplasma da célula. A glicose se divide em duas moléculas de piruvato, produzindo 2ATPs .
-Ciclo de Krebs: No ciclo de Krebs que ocorre na matriz mitocondrial, os compostos orgânicos sofrem reações de descarboxilação e desidrogenação, e também ocorre a síntese de mais dois ATPs.
-Cadeia respiratória: Finalmente, a cadeia respiratória ocorre na crista das mitocôndrias, onde há material contendo elétrons. Nesta fase, 34 ATPs foram sintetizados.
-Condução de seiva:
Absorção : a absorção de nutrientes de um vegetal é realizada pela raiz , por meios de duas vias , a via simplástica , quando a seiva é transportada por dentro das células, e por via apoplástica quando a seiva é transportada entre as células . Quantos a seiva chega na estria de caspary , ela é transportada por dentro das células independente da via, até o xilema .
Condução :
Seiva Bruta = capilaridade (h2o) + Tensão , transportada pelo xilema ,para cima.
Seiva elaborado : gravidade e o fluxo de massa , transportada pelo floema , para baixo.
-Hormônio vegetal:
Também chamados de fitormônios, eles controlam os processos importantes de germinação, crescimento, desenvolvimento, floração e frutificação. O hormônio trabalha em um local diferente daquele em que é produzido e a concentração é muito pequena. De acordo com a localização das células ou órgãos alvo, os motivos de tanta diversidade e múltiplos efeitos. Os principais hormônios são: auxina, giberelina, citocinina, etileno gasoso e ácido abscísico.
*Auxinas: Sua função é estender e expandir as células vegetais, promovendo o crescimento vertical de raízes e caules. São produzidos principalmente nas extremidades das plantas e nos meristemas de folhas jovens, frutos e sementes.
*Giberelinas: São responsáveis pelo controle de vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas, como alongamento do caule, germinação de sementes e crescimento de raízes e frutos. São produzidos em meristemas de caule e raiz, embriões de sementes, folhas e frutos jovens.
*Citocininas: Sua principal função é o crescimento dos brotos laterais. Onde a proliferação celular é alta, especialmente em sementes e frutos germinados, seu conteúdo é maior.
*Etileno: É o único hormônio gasoso das plantas. Seu principal papel é induzir o amadurecimento das frutas.
*Ácido abscísico: é um inibidor do crescimento das plantas. Ele também atua na dormência das sementes, impedindo que as sementes germinem prematuramente.
-Movimentos das plantas:
Um movimento realizado pelas plantas é chamado de tropismo. Ao nascer uma planta que direciona-se e cresce em direção ao sol, dizemos que ela tem fototropismo positivo. Por exemplo, ao colocar uma planta em direção oposta ao sol, após um tempo pode ser que ela volte sua face ao sol, sendo assim, o caule e as folhas possuem fototropismo positivo. Como crescem para cima, o caule e as folhas possuem geotropismo negativo, pois trabalham contra a gravidade. Já a raiz possui fototropismo negativo e geotropismo positivo, pois esconde-se da luz solar e cresce em direção favorável a gravidade.
Tigmotropismo é quando a planta desenvolve-se ao redor de objetos, como por exemplo um pé de uva.
Há também os nastismos que dividem-se em nictinastismo e tigmonastismo. O nictinastismo é o fechamento da folha durante a noite e a abertura durante o dia. Já o tigmonastismo, na qual ao receber um toque ela se fecha e cai, sendo normal entre plantas carnívoras.
Fotoblastia caracteriza-se em positiva, que são aquelas plantas que germinam na presença de uma fonte de luz, e a negativa, que não germinam na presença de luz, tendo que muitas vezes enterrar a planta.
Fotoperiodismo é o período de luz que interfere na floração da planta. É dividido em plantas de dia curto, que na verdade pode-se dizer ser uma planta de noite longa, caso tenha um intervalo de luz durante o período noturno, a planta interpreta como se fosse o dia e “reinicia” o processo. Também há as plantas de dia longo, que floresce de qualquer maneira pois mesmo que tenha luz durante o período noturno, seu processo não é reinicializado. Existem plantas que florescem de qualquer maneira, sob quaisquer circunstâncias.
-Referências:
Comments