Conhecidos como lombrigas, são vermes cilíndricos e alongados, afilados nas extremidades. Muitos são parasitas, mas também podem ter vida livre, aquática ou terrestre. Possuem simetria bilateral. Apresentam dimorfismo sexual, na maioria das espécies o macho difere da fêmea não só pelo aparelho reprodutor, mas também por ser menor e possuir a cauda curvada. Quanto a reprodução, normalmente as espécies são dioicas, ou seja, realizam reprodução sexuada com fecundação interna. Machos possuem cirro copulador na ponta da cauda (ligados a cloaca) e fêmeas possuem poro genital. Possuem uma nova característica evolutiva muito importante: são triblásticos pseudocelomados, por essa razão são o primeiro filo a formarem uma cavidade para terem sistema digestório completo. Também possuem uma musculatura derivada da mesoderme que proporciona movimento dorsoventrais. Acima da epiderme, possuem uma cutícula que garante firmeza ao corpo, que, por não ser elástica, é trocada conforme o crescimento do animal.
O sistema nervoso é composto por um anel periosofágico e cordões nervosos longitudinais, mas o sistema ainda não é considerado completamente centralizado. O sistema excretor é composto por dois canais longitudinais (rentes em formato de H) e a excreção ocorre através de poros. Esses vermes também não apresentam sistema circulatório ou respiratório como os platelmintos, a respiração é cutânea ou são anaeróbios.
-Doenças:
Entre as doenças causados por nematoides, podemos citar a ascaridíase e o amarelão. A primeira, causada pela Ascaris lumbricoides, é iniciada pela ingestão de ovos fertilizados por entrarem em contado com fezes contaminadas. Quando ingeridas, os ovos liberam larvas, que maturam no intestino delgado, onde permanecem até a fase adulta. Quando fertilizados, seus ovos são excretados pelas fezes, que, se liberadas em algum local sem saneamento, pode dar continuidade ao ciclo. No ciclo do amarelão, causado pelo Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, causam franqueza e anemia, fazendo com que a cor atinja um tom amarelado, dando nome a doença. As larvas infectantes do agente causador podem ser encontrado no solo (por isso que a forma de transmissão mais comum dessa doença é por meio da penetração cutânea, causando uma erupção de forma irregular no local da penetração). A transmissão acontece quando a pessoa toma banho de sol ou anda descalça. No organismo, as larvas chegam ao pulmão e migram para a faringe, onde atingem o duodeno, transformando-se em larvas adultas, produzindo ovos. Esses são liberados no ambiente por meio das fezes e no solo desenvolvem-se até a forma infectante, reiniciando o ciclo de contaminação.
-Exercícios:
1. Construa o ciclo de vida do Ascaris lumbricoides e indique os pontos de profilaxia.
R:
2. Construa o cliclo de vida do Ancylostoma duodenale, indique os pontos de profilaxia (assista o vídeo abaixo).
R:
3. Observe o mapa da distribuição dos Helmintos (Nematoda) e proponha uma maneira de erradicar esse flagelo do nosso pais.
R: As medidas que deveriam ser adotadas são: ampliar o acesso à água potável de qualidade e aumentar a conscientização da população higienização de alimentos.
-Referências:
Commentaires