top of page
Zupidanni

Moluscos

Atualizado: 14 de ago. de 2020

São animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam corpo mole, não segmentado e com simetria bilateral. Muitos são protegidos por concha, podem ser tanto aquáticos (água doce ou salgada) quanto terrestres. Uma estrutura bem desenvolvida nos moluscos é o pé, que tem função de cavar, se deslocar e capturar presas. Os órgãos deste filo se encontram na massa visceral, onde podemos encontrar os sistemas reprodutivo, nervoso, digestivo e excretor. Em volta deste, temos o manto, que, em algumas espécies, fabrica carbonato de cálcio, formadora da concha . Entre estas duas estruturas temos a cavidade do manto, que, nos moluscos aquáticos, é responsável por banhar as brânquias e nos animais terrestres, pelas trocas gasosas. São divididos em sete categorias, mas apenas três recebem enfoque: os gastrópodes, os cefalópodes e os bivalves.


-Gastrópodes: é a classe mais biodiversificada dos moluscos. A maioria é aquática, possuindo espécies terrestres. Apresentam uma concha única (apenas uma valva) com função de proteção, para onde o animal se encolhe em situação de perigo. Na cabeça, o animal pode possuir um ou dois pares de tentáculos, com os olhos posicionados no final do par mais longo. A boca possui uma estrutura cheia de dentículos chamada rádula, uma espécies de “língua raspadora” que auxilia na alimentação. Os espécimes aquáticos respiram através de brânquias, enquanto os moluscos terrestres realizam as trocas gasosas por pulmões simples, compostos por cavidades vascularizadas, ou até mesmo por respiração cutânea. Exemplos: caracóis, lesmas e caramujos. Algumas espécies desta classe são apreciados na gastronomia, como a Helix pomatia, o famoso escargot. Outras também servem como hospedeiro intermediário de parasitas humanos, como os caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria, causando a esquistossomose.

-Cefalópodes: são animais marinhos. A concha, nesta classe, pode ser ausente (como nos polvos), interna (como nas lulas), ou externa (como nos náutilos). Seu nome provém do grego Kephalos (cabeça) e pode (pé), pois possuem cabeça bem desenvolvida de onde partem os pés modificados em forma de tentáculos. Além da cabeça, seus olhos também são bem desenvolvidos, se aproximando aos olhos humanos, rádula no interior da boca, esta sendo rodeada pelos tentáculos, que possuem células quimiorreceptoras que auxiliam na captura da presa. Outra adaptação dos pés é a estrutura chamada funil, que permite o animal lançar jatos de água, facilitando a locomoção. Através deste funil, também, é expelida uma espécie de tinta escura, confundindo os predadores. Algumas espécies ainda possuem células especializadas chamadas cromatóforos, que possibilitam a mudança de cor do animal, camuflando-o com o ambiente. Sua circulação, ao contrários dos outros moluscos, é fechada e realizam respiração branquial. Sua reprodução é sexuada com fecundação interna. Exemplos: lulas, polvos e náutilos.

-Bivalves: são animais aquáticos, vivendo enterrados no solo ou pegados à rochas e outras superfícies. Sua concha possui duas valvas, protegendo seu corpo constituído por basicamente massa visceral e pé, este ultimo sendo utilizado para locomoção. É uma classe de filtradores, isso porque a água, entrando pelo sifão inalante, passa por suas brânquias, trazendo impurezas, que são coletadas pelos bivalves, cobrindo as pequenas partículas com uma secreção chama nácar, que, após muito tempo de acumulação, forma as famosas pérolas. Exemplos: ostras, mexilhões e conquilhas.


-Exercícios:

1. Leia a reportagem sobre malacocultura no link (https://agro20.com.br/ostra/) e descreva a importância da ostra para economia e para o homem.

R: As ostras de maior importância econômica pertencem ao gênero Crassostrea, devido ao valor alimentício da carne e do uso da concha como matéria prima na fabricação de produtos industriais e medicinais.


2. Cite a importância dos moluscos em geral para o ser humano.

R: Muitos moluscos são utilizados na alimentação humana como fonte de proteína (como a lula, o polvo, a ostra e o mexilhão). O escargot, prato comum na culinária francesa, é feito por um tipo de caracol. Há também os moluscos bivalves (como as ostras responsáveis pela produção das pérolas), de elevado valor comercial para o homem.


3. Esquematize o arquétipo de um molusco e coloque o nome de suas partes.


4. Cite as características e inovações do filo Mollusca. R: Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha.

A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo.

As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.

5. Complete a tabela (abaixo) e poste no seu blog

-Referências:

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exercícios Mamíferos

1. Cite as apomorfias dos mamíferos e e explique cada uma delas. R: 1. Glândulas mamárias para a lactação (produção de leite); 2. Pelos...

Exercícios do Filo Chordata

1. Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características...

Comments


bottom of page