Também são chamados de vermes achatados, são seres triblásticos e de simetria bilateral. Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, marinhos ou dulcícolas, existindo espécies parasitas. Possuem sistema nervoso, que é composto por dois gânglios nervosos e dois cordões nervosos ligados por comissuras. Seu sistema sensorial é presente através de células fotorreceptoras, os ocelos, conseguindo se orientar pela captura de energia luminosa. Se reproduzem assexuada e sexuadamente e são agregados em três classes principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda.
- Tubellaria (tubelários): popularmente conhecidas como planárias, esse grupo é composto por espécies de vida livre que se locomovem através de cílios. São hermafroditas e realizam fecundação cruzada. A autofecundação é rara, mas pode acontecer. Possuem alto potencial de regeneração, se reproduzindo assexuadamente por fissão transversal, ou seja, se cortarmos uma planária em vários pedaços, cada um formará um novo indivíduo.
- Trematoda (trematódeos): apresentam características de ectoparasitismo, vivendo na parte exterior do corpo dos hospedeiros e endoparasitismo, no interior dos hospedeiros, possuindo ventosas para fixação nestes, uma localizada na parte oral e outra na região ventral. São hermafroditas, salvo o Schistossoma mansoni, que é dioico. A fêmea se posiciona na cavidade dentro do macho, chamada de canal ginecóforo, fazendo fecundação cruzada e interna.
Algumas doenças causadas por trematódeos atingem os seres humanos, como a esquistossomose. Podem parasitar vasos sanguíneos da bexiga, fígado ou intestino. A eclosão dos ovos e a liberação dos miracídios acontece em córregos ou lagoas relativamente limpas. A continuação do ciclo do esquistossomo só ocorre, se houver, na água, alguns tipos de caramujos que funcionam como hospedeiros intermediários. Adentrando no molusco, a larva transforma-se diversas vezes, dando origem a dezenas ou ainda centenas de cercárias, que são capazes de nadar livremente e parasita o ser humano através da pele. Ao ser infectado, a pessoa apresenta manifestações como coceiras, febre, tosse, diarreia, enjoos e vômitos.
- Cestoda (cestoides): abrangendo as tênias, são seres endoparasitas alongados, habitando o interior de animais vertebrados. Não possuem cílios, seu corpo é metamerizado e não possuem tubo digestivo, alimentando-se por difusão dos nutrientes pré-digeridos pelo hospedeiro. Podem atingir até 8 metros de comprimento. Seu corpo delas é dividido em três partes: cabeça/escólex, que possui ventosas para a fixação no hospedeiro, pescoço/colo, região mais afilada e estróbilo, responsável pelo crescimento do organismo.
Dentro dos cestoides, também há parasitas humanos, como aTaenia solium (suína) e Taenia saginata(bovina), causando a teníase. Esses animais são seus hospedeiros intermediários e o ser humano como seu definitivo, pois este abriga a tênia adulta em seu intestino. Também são chamados de solitárias, pois são altamente territorialistas e são hermafroditas, não necessitando de um parceiro para realizar a cópula. Produzem uma enorme quantidade de ovos, garantindo a sobrevivência da espécie. Estes se desprendem do corpo do verme e são eliminados com as fezes. Ao se alimentar de carne mal cozida ou mal passada, o homem ingere a carne contaminada pelos cisticercos, as larvas da tênia, que se fixam nas paredes do intestino. Uma grande parte dos infectados não apresentam sintomas, mas podem surgir alguns, como alterações do apetite (fome intensa ou perda do apetite), enjoos, diarreias frequentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
-Exercícios:
1. Dê os nomes das estruturas numeradas 1, 2 e 3.
R: 1 -> Gânglios Cerebrais
2 -> Ocelos
3 -> Intestino
2. Cite 3 características desse filo, que contribuíram para o surgimento dos demais filos:
R: O fato de ter sido o primeiro filo a possuir a mesoderme, responsável por originar os músculos e órgãos mais complexos pode indicar que esse filo contribui para o surgimento de outros. Além disso, a locomoção desses animais foi facilitada por apresentarem simetria bilateral, que também aumenta a precisão de seus movimentos e a probabilidade de escaparem de predadores em perseguições. Outra vantagem importante é o fato de possuírem ocelos, estrutura responsável pelo surgimento dos olhos em organismos dos filos que derivaram dos platelmintos.
3) Explique como ocorre a digestão nesse organismo.
R: Os platelmintos ingerem a comida por meio da faringe, que se encontra na região ventral do seu corpo. A digestão inicia com a secreção de enzimas pelas células glandulares, processo que ocorre na entrada do intestino (cavidade gastrovascular) e é finalizada com a fagocitose realizada no interior das células da gastroderme. Dessa forma, os Platelmintos, assim como os poríferos e os cnidários, realizam digestão intracelular para retirar os nutrientes necessários dos alimentos, finalizando o processo da digestão. Devido à estrutura dos organismos desse filo, os nutrientes são distribuídos pela própria cavidade gastrovascular e os resíduos da digestão são regurgitados pela própria boca, visto que eles não apresentam ânus.
4. Apresente o ciclo de vida do verme que causa a teníase (boi ou porco) e mostre onde podemos intervir para evitar a contaminação por esse verme:
R: Vamos considerar que o ciclo de vida desse verme inicia com a liberação de milhares de ovos dentro do ser humano hospedeiro, que os elimina por meio das fezes. Uma vez eliminados, esses ovos podem ser ingeridos por bovinos ou suínos (hospedeiros intermediários) por meio de alimentos contaminados. Dentro do intestino desse hospedeiro, os embriões, até então protegidos pelo embrióforo, deixam a proteção dos ovos e perfuram a mucosa intestinal. Ao fazer isso e alcançar outras partes do organismo desse hospedeiro, eles se desenvolvem, transformando-se em larvas, os cisticercos. Quando o homem ingere carne suína/bovina mal cozida contendo as larvas, elas se fixam nas paredes intestinais do novo hospedeiro. A partir desse momento, o homem desenvolve teníase. O verme atinge o estado adulto e já pode se reproduzir sexuadamente, liberando ovos que serão eliminados nas fezes, reiniciando o ciclo. A partir de ciclo, podemos constatar que a contaminação dessa doença pode ser interrompida por meio de um maior cuidado no cozimento da carne e com o lugar onde as fezes são eliminadas pelo ser humano.
5. Explique como é causada a cisticercose:
R: A cisticercose ocorre quando um ser humano ingere os ovos de uma tênia, se tornando o hospedeiro intermediário. Assim, como nos suínos e bovinos, as larvas perfuram a parede do intestino e entram na corrente sanguíneas, se alojando, como cistos, em diversas partes do corpo, como o coração ou o cérebro, o que a torna ainda mais perigosa e letal do que a teníase.
6. Por que o porco ou a vaca não desenvolvem teníase?
R: Porque, para o desenvolvimento da teníase, é obrigatória a ingestão de carne crua de um animal que seja o hospedeiro intermediário, e o porco e a vaca não são animais carnívoros.
-Revisão:
1. Na abertura desse capítulo é mostrado o ciclo de vida de uma Taenia spp. descreva esse ciclo explicando os pontos onde podemos atuar para evitar que os humanos se infectem com esse parasita. (assista o vídeo e responda a questão).
R:
2. A que filo pertence esse verme?
R: Platelmintos - são animais com simetria bilateral, acelomados, triploblásticos e com o corpo achatado dorsoventralmente. Não há consenso sobre os platelmintos formarem realmente um filo, assim como também não há consenso sobre a divisão de suas classes.
3. Cite 4 característica desse filo:
R: 1. São triblásticos
2. São pseudocelomados
3. Não são segmentados
4. Têm simetria bilateral
4. Qual a outra doença transmitida pela Taenia solium que não está representada no esquema? E qual a medida profilática evitaria que adquiríssemos essa doença?
R:
-Referências:
Comments